"150 anos a antecipar o futuro"

Os alunos do 10.º ano do Centro de Estudos de Fátima estiveram esta terça-feira no Diário de Notícias com a finalidade de realizar a atividade proposta pelo Media Lab - construir uma primeira página e saber um pouco mais sobre a história do jornal.

O conhecimento da obra do DN é possível através de imagens de arquivo disponibilizadas aos participantes na visualização do mini-documentário "Histórias do DN".

A preparar a comemoração dos 150 anos, acontecimentos como a implantação da República, as duas Grandes Guerras Mundiais, o Estado Novo em Portugal ou o 25 de abril, fizeram parte dos grandes acontecimentos acompanhados pelo Diário de Notícias.

Almada Negreiros, escritor futurista, esteve ligado ao Diário de Notícias, não só pela realização de painéis, mas também pela sua participação na escrita de peças jornalísticas. Personalidades conhecidas, como José Saramago e Almada Negreiros estiveram ligadas ao DN.

Os frescos assinados pelo artista Almada Negreiros - "Grande Planisfério" e "Quatro alegorias a Portugal e à imprensa" - estão presentes na entrada principal do DN - datam da altura do Estado Novo, período ditatorial em Portugal.

Após a visualização do documentário, os alunos iniciaram a construção da sua primeira página. Assuntos da esfera pública atual, como a legionela e a demissão de Miguel Macedo mereceram a atenção dos mais novos, face à sua importância nas fontes consultadas.

A plataforma online do DN e o jornal impresso ajudaram os alunos na busca e seleção da informação.

Maria de Luz Vieira, professora de Economia, definiu a visita ao Diário de Notícias como "educativa" e "estimulante". Questionada sobre o acesso dos mais novos à informação e às plataformas que os alunos consultam, a docente referiu que "o dito meio tradicional deixou de estar ao alcance dos mais novos, uma vez que os conteúdos se encontram online".

No entanto, "o facto de as notícias não estarem completas, e se interessar ao leitor, este poderá comprar o jornal e lê-las na sua totalidade", acrescentou Maria de Luz Vieira.

Com o mote '150 anos a antecipar o futuro', o documentário visualizado e a atividade 'Faz a tua 1.ª página' foram, na opinião dos alunos, "os pontos altos" da visita de estudo. Nas palavras de Marta Neves, de 15 anos, "a história do DN continua viva. O jornal continua com o objetivo inicial - servir e informar qualquer público".

Mais Notícias

Outras Notícias GMG