Passe gratuito para alunos dos 13 aos 18 anos residentes em Gaia

O autarca de Gaia admite que este apoio possa chegar a cerca de 50% dos jovens nesta faixa etária "uma vez que, em Gaia, as escolas são próximas das residências e muitos deles deslocam-se a pé".

Os estudantes com idades entre os 13 e os 18 anos residentes em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, vão ter direito a passe gratuito para transportes públicos a partir de quinta-feira, anunciou a Câmara local esta quarta-feira.

Ao colocar esta medida em vigor, a autarquia de Vila Nova de Gaia estima que irá despender do orçamento municipal, até ao final deste ano, cerca de dois milhões de euros.

Quanto ao número de jovens que poderão estar abrangidos pelo passe 13-18, a autarquia estima alcançar cerca de 13 mil.

"Numa altura em que sentimos que as famílias não vivem uma situação de facilidade económico-financeira, é um contributo que o Município dá para que o ano letivo dos nossos estudantes corra bem", refere o presidente da Câmara de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, citado em comunicado.

O autarca admite que este apoio possa chegar a cerca de 50% dos jovens nesta faixa etária "uma vez que, em Gaia, as escolas são próximas das residências e muitos deles deslocam-se a pé".

Ao colocar em vigor esta medida, discutida em reunião de câmara no dia 15 deste mês, a Câmara de Gaia alarga o acesso gratuito aos transportes públicos a estudantes de todos os graus de ensino.

Desde outubro do ano passado que os alunos do Ensino Superior têm passe gratuito, num universo de cerca de 4.400 estudantes.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG