Exclusivo As ciclovias "produzem" mais utilizadores de bicicleta?

Nos últimos tempos, a construção de ciclovias na capital acentuou-se com o objetivo de cumprir a promessa eleitoral do presidente da Câmara, Fernando Medina, de ter "pelo menos 200 quilómetros" de vias cicláveis até ao fim de 2021. Apesar das muitas vozes críticas contra faixas "de utilização reduzida", os especialistas consideram que só se promove a utilização deste meio de transporte se, antes, se construírem as infraestruturas necessárias.

Apesar do último ano ter sido caracterizado por vários períodos de confinamento e dever geral de recolhimento, houve um meio de transporte que saiu mais vezes à rua - a bicicleta. Acompanhando uma tendência global, também em Portugal o aumento de vendas de bicicletas foi muito significativo, tendo chegado mesmo a crescer 500% entre maio e julho de 2020.

Menos bicicletas nas lojas e mais nas ruas e ciclovias de Lisboa. Segundo um estudo realizado pelo Instituto Superior Técnico (IST) para a Câmara Municipal de Lisboa, entre janeiro de 2020 e janeiro deste ano, a utilização de bicicletas na cidade aumentou cerca de 25%.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG