Mesa dos Afetos. O projeto que distribui 200 refeições gratuitas por dia no centro de Lisboa
A Junta de Freguesia de Santa Maria Maior reforçou uma série de iniciativas de apoio social, entre eles a "Mesa dos Afetos" dedicado à distribuição de refeições quentes e prontas a comer tendo em conta o contexto da pandemia da covid-19,
A freguesia, que reúne os bairros de Alfama, Baixa, Castelo, Chiado e Mouraria, duplicou a resposta ao número de pedidos desde o início da pandemia do novo coronavírus, informou o Gabinete de Comunicação e Imagem da Junta ao DN.
A cozinha da junta, que servia originalmente 47 utentes da freguesia, distribui agora 200 refeições por dia": 132 fornecidas pela Junta, 40 recolhidas na Escola Maria Barroso e 50 garantidas pelos restaurantes do chef José Avillez.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
Agora, as três cozinheiras da Junta confecionam as mais de 100 refeições em duas levas para que tudo esteja pronto por volta do meio-dia para serem distribuídas.
Foi igualmente criado o banco de apoio "Entre Todos". Esta plataforma permite que todos, empresas e particulares, ajudem a sustentar a duplicação na confeção de refeições.

Refeições gratuitas distribuidas pela Junta de Freguesia de Santa Maria Maior.
© @ instagram Junta de Freguesia Santa Maria Maior
De acordo com a Junta os donativos são geridos tendo em conta as necessidades do momento, no entanto, quem fizer a doação poder decidir o seu destino A doação de alimentos ou eletrodomésticos como arcas ou frigoríficos também é aceite.