Uma casa com 139 anos muda de morada em São Francisco

A mudança, que aconteceu este domingo de manhã, já estaria a ser preparada há vários anos.

Há quem mude de casa e depois há quem mude a casa de lugar. O edifício vitoriano que era o número 807 da rua Franklin, em São Francisco, é agora o número 635 da rua Fulton, a seis quarteirões de distância. Construída há 139 anos, a casa verde de dois andares foi transportada numa operação que já estava a ser preparada há anos, à velocidade de 1,6 quilómetros por hora, para a nova morada, sob o olhar dos curiosos.

O especialista neste tipo de mudanças, Phil Jay, disse ao San Francisco Chronicle que foram precisas autorizações de 15 agências municipais para conseguir mover a casa. E que a tarefa não é fácil, porque a primeira parte da viagem implicava descer uma rua. "É sempre difícil para uma casa", afirmou.

Para que a casa - que mede 24 metros - pudesse mudar de morada foi preciso arrancar parquímetros, aparar ramos de árvores e mudar sinais de trânsito.

O proprietário da casa, que tem seis quartos, o corretor Tim Brown, vai pagar 400 mil dólares (330 mil euros) em taxas e outros custos, para conseguir a mudança, segundo o jornal.

No número 807 da rua Franklin vai agora nascer um edifício de apartamentos, com oito andares.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG