Encontrados objetos de submarino indonésio desaparecido que indicam que afundou

Submarino ainda não foi encontrado, mas a Marinha indonésia dá agora o KRI Nanggala 402 como afundado.

A Marinha da Indonésia avançou este sábado que foram encontrados objetos do submarino que desapareceu na última quarta-feira ao largo de Bali, com 53 tripulantes a bordo, que indicam que afundou.

Segundo noticia a Associated Press (AP), o chefe da Marinha indonésia, Yudo Margono, disse hoje que as equipas de resgate encontraram vários objetos do submarino, incluindo peças de um alisador de torpedo, uma garrafa de graxa usada para olear o periscópio e tapetes de oração.

"Passamos agora da fase de submersão para afundado", afirmou Margono. A Marinha declarou, assim, o submarino oficialmente afundado, sem esperança de encontrar sobreviventes.

Segundo as autoridades, as reservas de oxigénio para a sua tripulação acabaram ao início do dia de hoje. Na quinta-feira, o chefe da Marinha da Indonésia afirmou que o submarino desaparecido tinha capacidade para 72 horas de oxigénio.

As operações de busca decorrem desde quarta-feira, contando entretanto com a ajuda internacional de quatro países, entre os quais os Estados Unidos.

O submarino KRI Nanggala 402, um equipamento de construção alemã, de 1977, desapareceu depois de ter participado num exercício militar ao largo de Bali. Segundo as autoridades, o submarino não estabeleceu contacto após o final dos exercícios. Entretanto, tinha sido localizada uma mancha de óleo perto da última da última localização conhecida do NRI Nanggala.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG