Exclusivo Quem é Murayev, que o Kremlin (diz Londres) quer no poder na Ucrânia?

Tanto o antigo deputado ucraniano como Moscovo negam a acusação dos britânicos. Kiev promete desmantelar grupos pró-Rússia.

O governo britânico alegou no sábado à noite que o Kremlin estaria a tentar colocar um líder pró-Rússia no poder na Ucrânia. Mas Londres não se ficou por aí, apontando mesmo um nome: o ex-deputado Yevhen Murayev (o seu primeiro nome também surge adaptado ao alfabeto latino como Yevgeniy ou Yevgen). O político de 45 anos já veio a público rejeitar as acusações - tal como Moscovo. Mas quem é Murayev?

Nascido em 1976 em Kharkiv, no leste da Ucrânia, o político faz parte de um grupo de opositores à liderança pró-ocidental que chegou ao poder após os protestos na praça Maidan, em 2014, segundo a agência Reuters. Para Murayev, os protestos eram um golpe de Estado apoiado pelo Ocidente. Aliado do antigo presidente Viktor Yanukovich, que fugiu para a Rússia após essa revolução, foi deputado de 2014 a 2019, quando o seu partido não chegou aos 5% de votos necessários para entrar no Parlamento. Nesse ano chegou a apresentar o seu nome para as presidenciais, mas desistiu da corrida antes.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG