Pandemia abranda no mundo, mas casos voltam a subir na Europa

Pela sétima semana seguida, a pandemia tem diminuído a sua intensidade na maioria do lobo, com exceção para o continente europeu e a Oceânia, onde se tem assistido a um caminho inverso. Portugal e Emirados Árabes Unidos são os países com maior percentagem de vacinados

O número de casos diários diminuiu cerca de 5% a nível global, passando para os 403.300 casos, segundo a base de dados da AFP. Apesar de se ter assistido a um aumento dos casos a partir de meio do mês de junho devido ao surgimento da variante Delta - altamente contagiosa - desde o final do mês de agosto os números de casos a nível mundial têm sofrido um decréscimo considerável.

De destacar que o número de casos detetados reflete apenas uma pequena fração do número total de casos, isto porque o as estratégias de contagem e de testagem variam de país para país.

Europa e Oceânia em contraciclo

Tem-se assistido a uma redução generalizada do número de casos na maioria das regiões do mundo: menos 23% de casos em África, 21% na América Latina e nas Caraíbas e 19 % no Médio Oriente. Ásia e a zona norte-americana acompanham esta tendência de redução, 16% e 14%, respetivamente.

Contudo, a Europa quebra este ciclo de descida com um aumento de casos na casa dos 13%. Também a Oceânia apresenta uma tendência de subida, fixando o aumento em 11%.

Maiores subidas

Naturalmente, os países onde se assistiu a um aumento percentual considerável de casos de covid-19 na última semana encontram-se no continente europeu. Com apenas 27% da população vacinada com uma dose da vacina, a Geórgia apresenta uma subida percentual de 79% de casos. A percentagem de aumento na República da Irlanda e na Holanda situa-se perto dos 50%, apesar de, no último caso, mais de 66% da população já ter recebido as duas doses da vacina. A fechar o top de maiores aumentos, surgem a Polónia e a Letónia com 42%.

Maiores descidas

Em contraste com os países anteriores surge, em primeiro lugar, Israel, com uma descida de 48% de casos. Acompanham esta tendência de descida Cuba (32%), Guatemala (31%) Costa Rica (29%) e Vietname (25%).

Mortalidade desce 6%

Os Estados-Unidos da América são o país com o maior número de casos diários de Coronavírus, sendo também o país com o maior número de mortos.

Com 86.800 casos por dia, o maior registado a nível mundial, o país ainda apresenta uma descida no número de casos de 14%. O Reino Unido (38.700) e a Turquia (30.500) são o segundo e terceiro países com mais número de casos diários.

Em relação à mortalidade do vírus, registou-se uma descida de 6% no número de mortos a nível global, sendo que Estados Unidos (1563), Rússia (967) e México (350) são os três países onde se verifica o maior número de mortes diárias.

Processo de vacinação

Cuba lidera atualmente o ritmo de vacinação ente países com mais de um milhão de habitantes, inoculando 1.92% da sua população por dia. Irão, Nova-Zelândia e o Líbano são os países que se seguem (todos com percentagens superiores a 1%).

De destacar que os Emirados Árabes Unidos (86%) e Portugal (85%) são os países com maior percentagem de população vacinada, secundados por Espanha e Singapura, ambos com 78% de população inoculada.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG