ONG acusa países europeus de travarem negociações sobre patentes de vacinas

Segundo um comunicado da organização não-governamental Médicos sem Fronteiras, as nações europeias estão "a usar táticas para protelar o pedido feito há oito meses à Organização Mundial do Comércio para a suspensão das patentes das vacinas.

A União Europeia, o Reino Unido, a Suíça e a Noruega estão a tentar travar as negociações na Organização Mundial do Comércio para a suspensão de patentes de vacinas e outras ferramentas contra a covid-19, disse esta segunda-feira uma organização.

Segundo um comunicado da organização não-governamental Médicos sem Fronteiras (MSF), as nações europeias estão "a usar táticas para protelar o pedido feito há oito meses à Organização Mundial do Comércio (OMC) para a suspensão das patentes das vacinas.

E isto acontece, sublinham os MSF, "num momento crítico da pandemia", que já causou 3,72 milhões mortes.

Enquanto a proposta dos 60 países em desenvolvimento (iniciada pela Índia e África do Sul em outubro de 2020 e modificada no mês passado) pede uma suspensão das patentes e outras ferramentas contra a covid-19 por pelo menos três anos, a contraproposta europeia apresentada pede apenas para "flexibilizar" as regras comerciais de propriedade intelectual.

A proposta europeia "não traz nada de novo e na realidade é uma manobra para atrasar o processo de negociação", insistiu a MSF, pedindo aos países europeus que parem de travar o processo de negociação.

A ONG enfatizou que, na resposta atual à covid-19, existem práticas monopolistas que devem ser suspensas "para garantir o acesso a ferramentas médicas críticas contra a covid-19 a todos que delas necessitam, independentemente de onde morem".

A responsável pelo departamento médico internacional da MSF, María Guevara, destacou que nos últimos meses a situação de emergência se tornou evidente em países como Índia, Brasil ou Peru, onde ocorreram graves ondas de infeções num momento de acesso insuficiente às vacinas ou aos tratamentos.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG