Navalny diz que "está tudo a correr bem" na prisão

Opositor russo, condenado em fevereiro a dois anos e meio de prisão, bem-humorado no centro de detenção onde está preso.

O opositor russo Alexei Navalny, condenado em fevereiro a dois anos e meio de prisão, disse nesta quarta-feira que "está tudo bem" no centro de detenção onde está preso.

"Está tudo a correr para mim. Há até uma barra [para exercícios físicos] no pátio", escreveu Navalny no Instagram, garantindo que está num centro de detenção na área de Vladimir, a leste de Moscovo.

Esta mensagem foi publicada depois de a sua equipa de defesa o ter visitado na prisão de Kolchugino, onde está em quarentena.

Uma das suas advogadas, Olga Mikhailova, disse que Navalny deverá ficar nessa prisão até que a sua sentença entrasse em vigor, e que o opositor russo estava de bom humor.

"Ele está a sentir-se bem", disse Mikhailova à AFP, acrescentando que Navalny estava a partilhar uma cela com duas pessoas.

"A cela não tem nada, exceto uma televisão", explicou, acrescentando que Navalny não poderia receber cartas ou fazer compras.

A justiça russa confirmou na semana passada a condenação do ativista anticorrupção de 44 anos num caso de fraude de 2014 que o próprio, muitas Organizações Não-Governamentais (ONG) e políticos ocidentais denunciam como político.

Navalny foi preso em 17 de janeiro ao voltar da Alemanha, onde passara quase cinco meses a recuperar de um envenenamento. O opositor acusa o Kremlin de o ter envenenado.

Alexei Navalny, que também foi multado por "difamação", aguarda vários processos judiciais, incluindo uma investigação por fraude, punível com dez anos de prisão.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG