Hotel na China exibe ursos polares para agradar aos hóspedes. Ambientalistas não gostam

Um hotel chinês construiu no seu interior um recinto falso para ursos polares serem observados no quartos dos hóspedes. Movimentos em defesa do animal condenaram de imediato.

Na zona Polar de Harbin, no nordeste da China, as janelas dos quartos de um hotel recentemente inaugurado estão viradas para o habitat falso de ursos polares, com os visitantes a dizerem que os animais são seus "vizinhos 24 horas por dia".

De acordo com a AFP, existem imagens que mostram os ursos - que são uma espécie ameaçada de extinção - a ser fotografado pelos inúmeros visitantes num espaço construído com pedras e gelo falso e o chão pintado de branco. As organizações de defesa dos animais já reagiram à situação exortando os clientes a ficarem longe dos estabelecimentos que lucram "com a miséria dos animais".

"Os ursos polares devem estar no Ártico e não em zoos ou em caixas de vidro e certamente não em hotéis", disse o vice-presidente da Peta Asia, Jason Baker, de acordo com a agência France Press. Na natureza "os ursos polares costumam percorrer milhares de milhas", acrescentou Baker.

A cidade chinesa de Harbin é famosa pelo seu festival de esculturas de gelo, e o hotel assemelha-se a um iglu gigante coberto com gelo artificial.

Alguns utilizadores das redes sociais chinesas já expressaram inquietação com o que está a acontecer no hotel. "Uma prisão panorâmica para ursos polares... não aprendemos nada sobre a crueldade animal?", pode ler-se em um dos comentários na redes socias.

As autoridades chinesas alteraram recentemente a lei para proibir o consumo de animais selvagens para alimentação, após especulações sobre as origens do coronavírus num mercado da cidade de Wuhan que vendia animais com esse propósito.

Contudo, o uso de partes de espécies ameaçadas na medicina tradicional continua a ser galopante, e os circos e jardins zoológicos chineses são frequentemente criticados por padrões deficientes nos cuidados dos animais.

filipe.gil@dn.pt

Mais Notícias

Outras Notícias GMG