EUA anunciam reunião de alto nível com a China

Jake Sullivan, conselheiro para a Segurança Nacional de Joe Biden, encontra-se com Yang Jiechi, o principal responsável para a diplomacia do PCC.

O conselheiro para a Segurança Nacional dos EUA, Jake Sullivan, reúne-se esta semana em Zurique (Suíça) com Yang Jiechi, o principal responsável do Partido Comunista Chinês para a diplomacia, anunciou a Casa Branca.

Jake Sullivan viajará também para Bruxelas, para se encontrar com altos funcionários das instituições europeias e da NATO, e para Paris, para um encontro com o seu homólogo francês Emmanuel Bonne, de acordo com um comunicado.

A reunião entre os EUA e a China acontece um mês depois de uma conversa entre o presidente norte-americano, Joe Biden, com o seu homólogo chinês, Xi Jinping, a 9 de setembro.

Os EUA "procuram gerir de forma responsável a competição" entre os dois países, diz a Casa Branca. E Joe Biden tem repetido que não quer um conflito com a China, apesar dos contenciosos entre os dois países, quer sobre questões comerciais quer sobre segurança.

Com os parceiros europeus, diz a Casa Branca, Jake Sullivan irá "reafirmar a importância das alianças transatlânticas" para os Estados Unidos.

A relação entre Washington e Paris, em particular, ficou tensa após o anúncio de uma nova aliança estratégica dos Estados Unidos com a Austrália, que custou aos franceses um gigantesco contrato de venda de submarinos.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG