Conte demite-se à espera de poder formar novo governo
Presidente Sergio Mattarella vai decidir agora o que fazer. Em última análise, italianos podem ter que voltar às urnas em plena pandemia de covid-19.
O primeiro-ministro italiano Giuseppe Conte já apresentou a sua demissão ao presidente Sergio Mattarella, na expectativa de poder formar um novo governo que lhe garanta a maioria que perdeu no Senado.
Relacionados
Mattarella aceitou a demissão e "reserva-se o direito de decidir" o que faze a seguir "e convidou o governo para continuar a trabalhar de forma interina", segundo um comunicado da presidência.
O presidente vai agora ouvir os partidos a partir de quarta-feira antes de decidir se volta a convidar Conte para formar um terceiro governo em dois anos e meio, se opta por "sacrificar" o até agora primeiro-ministro em troca de outro nome que possa garantir uma nova coligação ou se aposta num governo de tecnocratas, liderado por uma figura apolítica.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
Caso nenhuma destas soluções resulte, os italianos podem ter que voltar às urnas em plena pandemia de covid-19.
A crise foi desencadeada pela retirada do apoio do ex-primeiro-ministro Matteo Renzi a Conte. Mesmo depois de Conte ter passado um voto de confiança no Senado, devia dentro de dias perder uma segunda votação e resolveu demitir-se antes.