Exclusivo Candidatura de Valérie Pécresse baralha contas de Macron e Le Pen 

Presidente da região de Île-de-France, herdeira de Chirac e Sarkozy, quer intrometer-se entre o centro e a extrema-direita. Mas tem de disputar o mesmo espaço com Xavier Bertrand.

"É absolutamente necessário desapertar o torno entre Marine Le Pen e Emmanuel Macron." Esta ideia tem sido repetida por Valérie Pécresse, presidente da região Île-de-France (que inclui Paris), e ontem concretizou a sua contribuição para o alargamento do espaço político entre o centro e a extrema-direita ao anunciar a sua candidatura à presidência. Em entrevista ao Le Figaro, Pécresse declarou-se candidata ao Eliseu para "restaurar o orgulho francês"enquanto mulher: "As mulheres não existem para serem o número dois. Estou pronta para ser a primeira mulher presidente da república", afirmou.

Pécresse segue os passos do presidente da região Hauts-de-France Xavier Bertrand. Com uma diferença substancial: Bertrand declarou-se candidato em setembro, antes das eleições regionais, e disse então que a candidatura à presidência dependia do sucesso da reeleição regional. Já Pécresse alimentou a ideia da candidatura sem admiti-la. Até esta quinta-feira.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG