Buraco gigante prestes a engolir casa no México

Apareceu no sábado passado e inicialmente tinha apenas cinco metros de diâmetro, mas tem vindo a crescer e tem agora quase 100 metros. Chega aos 20 metros de profundidade.

Um buraco gigante que tem vindo a crescer a cada dia está prestes a engolir uma casa em Santa Maria Zacatepec, no estado mexicano de Puebla, e está a deixar alarmados os habitantes da região. Os media locais dizem que já tem quase cem metros de diâmetro e 20 de profundidade.

Quando a família Sánchez ouviu um barulho forte no sábado, 29 de maio, pensaram inicialmente que tinha caído um raio no seu quintal. Mas acabaram por descobrir que o chão tinha cedido a poucos metros da sua casa.

O buraco, que está cheio de água, já media cerca de 30 metros no domingo e desde então não para de crescer, tendo chegado na terça-feira aos 80 metros, obrigando a família Sánchez a sair de casa. O buraco tem uma profundidade de 20 metros.

"Não temos nada. Não somos daqui. Não temos família. Estamos sozinhos", disse aos jornalistas Heriberto Sánchez, que é do estado de Veracruz.

Os cientistas e as autoridades colocam a hipótese de uma falha geológica ou de variações na humidade do solo como possíveis causas.

À medida que o buraco aumenta de tamanho, grandes pedaços de terra continuam a cair desde os bordos, assustando os curiosos que se aproxima do cordão de segurança colocado pelas autoridades.

Num vídeo nas redes sociais, dois homens aproximam-se do buraco pouco depois de este aumentar de repente, obrigando-os a correr.

"Vai crescer até a natureza decidir, até a água deixar de exercer pressão", disse o governador do estado de Puebla, Miguel Barbosa. "O importante agora é a segurança pública", acrescentou, indicando que as autoridades vão compensar os afetados.

Várias famílias que vivem na zona queixam-se de que já começaram a aparecer rachas nas paredes das suas casas.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG