Bruxelas garante mais 4 milhões de doses de vacina até fim do mês

A Comissão Europeia anunciou esta terça-feira um acordo com a BioNTech-Pfizer para o fornecimento de mais quatro milhões de doses de vacinas da covid-19 aos Estados-membros.

As quatro milhões de doses destinam-se "a combater os focos de coronavírus e facilitar a livre circulação fronteiriça".

Em comunicado, o executivo comunitário salienta que a vacina da farmacêutica BioNTech-Pfizer "provou ser altamente eficaz contra todas as variantes atualmente conhecidas" do coronavírus SARS-CoV-2.

Bruxelas diz ainda que "está a acompanhar de perto a evolução da situação epidemiológica nos Estados-membros", alertando para o desenvolvimento de focos de covid-19, nomeadamente causados por estirpes mais contagiosas, apesar de a campanha de vacinação ter contribuído para a redução de mortes na União Europeia. "Através da sua utilização específica onde são mais necessárias, em particular nas regiões fronteiriças, estas doses também ajudarão a assegurar ou restaurar a livre circulação de bens e pessoas", disse a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

Estas doses suplementares serão disponibilizadas para compra aos Estados-membros, proporcionalmente à sua população e serão entregues antes do final de março, assegura a Comissão Europeia.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG