Bill Gates promete 1,5 mil milhões de dólares de ajuda ao governo na ação climática

O objetivo é participar no financiamento de projetos do governo dos EUA para o desenvolvimento de tecnologias de redução de emissões de gases com efeito de estufa.

O empresário norte-americano Bill Gates anunciou esta quinta-feira que o seu fundo dedicado ao clima aplicará 1,5 mil milhões de dólares (1,3 mil milhões de euros) no reforço do plano estatal de investimentos em infraestruturas, se este for aprovado.

O objetivo, esclareceu, é participar no financiamento de projetos do governo dos EUA para o desenvolvimento de tecnologias de redução de emissões de gases com efeito de estufa (GEE).

O plano de investimentos em infraestruturas, apresentado pela equipa do presidente Joe Biden, aguarda aprovação na Câmara dos Representantes, prevê uma verba de 23 mil milhões de dólares (19,6 mil milhões de euros) para o Departamento de Energia promover projetos público-privados de combate ao aquecimento global.

Numa entrevista ao diário "The Wall Street Journal", Gates disse que o seu fundo Breakthrough Energy está pronto para investir 1,5 mil milhões de dólares, durante os próximos três anos, em projetos para reduzir as emissões de GEE.

No cenário de o plano não ser aprovado na Câmara dos Representantes -- pouco provável, dado o domínio da câmara baixa do Congresso pelos democratas -, Gates admitiu que a Breakthrough Energy dirija esses investimentos para a Europa ou a Ásia.

Gates manifestou-se confiante em que a sua vontade de investir aqueles 1,5 mil milhões de dólares atraia outros empresários e que se alcance uma verba dez vezes superior, destinada a vários projetos.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG