Biden espera reunir-se com Putin em junho

Nesse mês, o presidente norte-americano estará pela Europa para o G7, a cimeira europeia e a cimeira da NATO.

O presidente norte-americano, Joe Biden, disse esta terça-feira que espera poder reunir-se com o homólogo russo, Vladimir Putin, em junho, durante uma visita que fará à Europa. "Essa é a minha esperança e expectativa", disse Biden quando questionado sobre o tema. "Estamos a trabalhar nisso", acrescentou, sem dar maiores detalhes.

Em abril, o presidente norte-americano sugeriu um encontro com Putin num país terceiro para discutir o aumento da presença militar russa junto à fronteira com a Ucrânia, o caso do opositor russo Alexei Navalny (que está detido) e outros pontos de tensão que têm marcado a relação entre a Rússia e os EUA, alegando que os dois países têm que colaborar em áreas como o nuclear ou as mudanças climáticas.

Moscovo ainda não confirmou a realização da cimeira, mas disse estar a avaliar o convite feito por Biden. O presidente dos EUA deverá estar presente na cimeira do G7 que decorre em meados de junho no Reino Unido, tendo prevista também a presença na Cimeira Europeia e na da NATO, em Bruxelas. Tanto a Áustria como a Finlândia já se ofereceram para acolher o encontro entre os dois presidentes.

No mês passado, Washington expulsou dez diplomatas russos por causa dos ciberataques e da alegada interferência de Moscovo nas presidenciais de 2020. A Rússia respondeu na mesma moeda.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG