Tóquio mantém coroa como capital gourmet da Michelin

A capital japonesa tem 267 restaurantes "estrelados" e 12 com três estrelas.

Tóquio mantém a sua coroa como a capital gourmet do guia Michelin, ao conseguir ser a cidade com mais estrelas pelo oitavo ano consecutivo, com 267 restaurantes "estrelados" e 12 com três estrelas. A Guia de 2015, revelado esta terça-feira, é o primeiro lançado depois da UNESCO ter considera do cozinha japonesa "património cultural imaterial" da humanidade.

Entre os restaurantes que conseguiram três estrelas no guia Michelin 2015 para Tóquio estão um uque serve peixe balão, venenoso, e outro cujo chef nem queria acreditar na vitória e um que serve peixe, balão, venenoso.

O guia, que costumava incluir a cidade vizinha de Yokohama e a área costeira de Shonan, limitou-se este ano a Tóquio, para permitir uma lista mais ampla de comida japonesa na seção "Bib Gourmand", que sugere restaurantes mais baratos.

Dos 267 restaurantes que ganharam estrelas, 19 receberam-nas pela primeira vez. A classificação das três estrelas, a maior honra do guia Michelin, foi para 12 restaurantes.Entre estes estão o Usukifugu Yamadaya, que serve um peixe venenoso que preparado de forma inadequada pode ser fatal e o Sukiyabashi Jiro Honten, cujo chefe de cozinha tem cerca de 80 anos, e foi o restaurante onde Barack Obama jantou quando visitou o Japão, em Abril.

O primeiro Guia Michelin foi publicado em 1900, dirigido aos primeiros automobilistas, e o sistema de estrelas foi introduzido nos anos 20 do século passado. Portugal conseguiu este ano, pela primeira vez, ter 14 restaurantes com estrelas.

Mais Notícias