Recordes do salto de Baumgartner são oficiais

A 14 de outubro de 2012 o austríaco Felix Baumgartner fez história ao saltar da estratosfera, a quase 39 mil metros de altitude e a Federação Aeronáutica Internacional oficializou agora três recordes.

Baumgartner entrou para uma lista que conta com nomes como Charles Lindbergh ou Yuri Gagarin, pois esta federação avalia feitos de aviadores e astronautas. O austríaco fica assim registado com o seu nome a velocidade vertical máxima (1357,6 km/h), altitude do salto ( 38 969,4 metros acima do nível do mar) e distância vertical em queda livre - antes de abrir o paraquedas (36 402,6).

"O melhor destes recordes é que inspiram pessoas. Os recordes de Joe Kittinger em 1960 inspiraram-me, apesar de não serem oficiais, mas reconhecidos por toda a comunidade aeroespacial. Agora sou eu que ouço que há pessoas que se sentem inspiradas pelos meus recordes, pessoas que querem seguir os seus sonhos e alcançar feitos extraordinários", salientou Felix Baumgartner, citado pelo ABC.

"Esperávamos ansiosamente por este anúncio", confessou Art Thompson, diretor do projeto, que salientou ainda o trabalho de equipa que permitiu alcançar estes feitos.

Apesar deste reconhecimento da Federação Aeronáutica Internacional, outros recordes não foram oficializados, por não pertencerem ao centro de decisão do organismo. Um deles é de Felix Baumgartner ter sido o primeiro homem a quebrar a barreira do som sem a ajuda de uma máquina motorizada.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG