Quarteto quer paz entre Palestina e Israel em 2012

O Quarteto para o Médio Oriente instou esta sexta-feira as autoridades israelitas e palestinianas a retomarem as negociações de paz e a atingirem um acordo final em 2012, noticia a agência Efe.

"Dentro de um mês haverá uma reunião preparatória entre as partes para estabelecer a agenda e o método da negociação, apontou o Quarteto, composto por Estados Unidos, Rússia, União Europeia e Organização das Nações Unidas, em comunicado.

Por seu turno, a responsável da política externa da União Europeia, Catherine Ashton, admitiu que palestinianos e israelitas voltem à mesa de negociações nas próximas semanas.

"Dentro de três meses esperamos ver progressos significativos em matéria de fronteiras e de segurança e dentro de seis meses uma aproximação para que depois possa haver um acordo final", apontou.

Esta tarde durante a Assembleia-Geral das Nações Unidas, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse que pretende "estender a mão" aos palestinianos para uma paz "justa e duradoura", e sugeriu um encontro imediato com o líder da Autoridade Palestiniana na sede da organização.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG