PM japonês prepara remodelação no governo

O primeiro-ministro japonês Shinzo Abe anunciou hoje uma remodelação governamental no seu Governo a 03 de setembro com a qual pretende marcar uma segunda etapa na sua governação num período que coincide com a descida da sua popularidade.

"Gostaria de fazer alterações já que entramos no segundo capítulo da recuperação do Japão que será centrado na segurança nacional e nas economias regionais", disse Shinzo Abe durante uma reunião do seu partido, o Liberal Democrata.

A notícia de uma reestruturação do governo nipónico era motivo de especulação há vários meses, mas até agora o primeiro-ministro não tinha confirmado nem uma data nem sequer se a iria realizar.

Shinzo Abe chegou ao poder em dezembro de 2012 e desde então a política nipónica tem permanecido anormalmente estável.

O chefe do Governo, que repete o cargo depois de ter chefiado o Executivo entre 2006 e 2007, tem contado com elevados níveis de popularidade, embora atualmente esteja em queda nos inquéritos.

Apesar de se esperar uma profunda remodelação, os analistas da política japonesa descartam, no entanto, que Shinzo Abe vá prescindir de alguns ministros como o porta-voz Yoshihide Suga, ou os responsáveis das Finanças e Economia, respetivamente Taro Aso e Akira Amari.

Mais Notícias