Obama falou com Netanyahu sobre acordo com Irão
O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, telefonou domingo ao primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, com quem discutiu o acordo entre o Irão e o grupo G5+1 em Genebra que permitirá parar seis meses o programa nuclear de Teerão.
Em comunicado, a Casa Branca revelou que os dois líderes "reafirmaram o objetivo comum de impedir que o Irão obtenha uma arma nuclear" e Obama explicou ao chefe do Governo de Israel que os membros do Conselho de Segurança da ONU mais a Alemanha irão promover nos próximos meses "uma solução duradoura, pacífica e abrangente".
Relacionados
A mesma nota refere que Obama comunicou a Benjamin Netanyahu o objetivo norte-americano de "iniciar imediatamente consultas com Israel" no âmbito das negociações que vão decorrer para uma solução abrangente e completa.
Barack Obama garantiu que os Estados Unidos "se irão manter firmes" no seu compromisso com Israel que, reiterou, "terá boas razões para estar cético sobre as intenções do Irão".
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
O Presidente dos Estados Unidos e o primeiro-ministro de Israel acordaram ainda manter um contacto estreito durante os seis meses em que é válido o acordo e vão procurar negociar uma solução definitiva.
O entendimento com Teerão, ainda que provisório e condicionado, deixa Israel e a Arábia Saudita numa situação completamente nova e altera o que até agora tinha sido a relação de forças no grande conflito regional entre sunitas e xiitas, uma rivalidade que tem ramificações sangrentas no Iraque, Síria, Líbano e Bahrein, entre outros focos de tensão.