Nove feridos em bombardeamentos em Gaza

Pelo menos nove civis ficaram feridos, esta noite, na sequência de bombardeamentos da aviação israelita contra posições de militantes de movimentos islamitas em Gaza, informaram fontes médicas.

Segundo Asraf al Qedra, porta-voz do Serviço de Emergências na Faixa de Gaza, os nove civis, que se encontravam numa casa no leste da cidade meridional de Jan Yunis, receberam assistência num hospital da zona.

Testemunhas e fontes de segurança informaram, por seu lado, que a aviação israelita também atingiu casas das famílias Al Hashash e Abdelala, respetivamente, em Rafah e em Jan Yunis, das quais alguns membros serão alegadamente do Hamas.

Membros da primeira família explicaram que, durante a noite, receberam uma chamada de uma pessoa que falava mal árabe e que se identificou como membro dos serviços de segurança israelitas, pedindo que abandonassem o edifício porque ia ser atacado em cinco minutos.

Volvidos os cinco minutos, soou um primeiro tiro de aviso, sendo que, depois, quando já estava vazia a casa foi reduzida a escombros.

A tensão entre Israel e o Hamas aguzidou-se recentemente, depois de o braço armado da organização, as Brigadas Ezzedine al-Qassam, ter anunciado o lançamento de "rockets" contra Israel e de o Governo israelita ter acordado ampliar a ofensiva contra o movimento islamita em Gaza.

Segundo dados do exército israelita, cerca de 200 "rockets" foram lançados a partir de Gaza, sem causar vítimas, desde 12 de junho quando três jovens israelitas - cujos corpos foram encontrados há sete dias - desapareceram na Cisjordânia.

Aos disparos, Israel tem respondido com bombardeamentos, os quais resultaram na morte de 11 milicianos - seis dos quais do Hamas - e de uma criança de sete anos, bem como 25 feridos, na sua maioria civis.

Fontes egípcias admitiram, esta sexta-feira, que o governo do Cairo desempenhou o papel de mediador entre o Hamas e Israel no sentido de salvar a trégua, firmada em 2012, após a operação israelita "Pilar Defensivo".

Mais Notícias

Outras Notícias GMG