Ministro destaca "diferenças" acerca do programa nuclear

O chefe da diplomacia iraniana, Mohammad Javad Zarif, afirmou existirem diferentes pontos de vista entre as grandes potências que estão reunidas em Genebra para negociações sobre o programa nuclear do Irão.

"Acerca de certas questões chegámos a um acordo, acerca de outras há sempre desacordos. Como foi evocado pelos 'media', há diferenças de [pontos de] vista no meio do grupo 5+1", disse, citado pela agência iraniana Isna.

O ministro falava durante uma pausa, depois de duas horas de discussão com o secretário de Estado norte-americano, Jonh Kerry, e com a chefe de diplomacia da União Europeia, Catherine Ashton.

O grupo 5+1 reúne os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança (EUA, Rússia, China, França, Grã-Bretanha) mais a Alemanha.

A insistência do chefe da diplomacia francesa, Laurent Fabius, de pedir um compromisso mais forte do Irão sobre certas componentes do seu programa nuclear, suscetíveis de terem uma vocação militar, foi criticada entre os outros negociadores ocidentais.

Zarif salientou que, "até agora, os progressos não são assim tão maus", mas, apesar deste progresso, não é certo que seja conseguido até hoje à noite "um texto de uma declaração comum".

O ministro ressalvou que havia já um esboço de acordo, sem adiantar pormenores, mas que estavam a ser levantadas diversas preocupações pelos negociadores.

"É pouco provável que as negociações continuem domingo. Devem terminar hoje à noite", acrescentou Zarif, citado pela Isna.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG