Quarta missão da AIEA em Teerão este ano

Uma missão da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) chegou hoje a Teerão, naquela que é a sua quarta visita este ano, para abordar com as autoridades iranianas um plano que clarifique dúvidas sobre o programa nuclear do país, indicou a agência oficial IRNA.

"Esperemos que nos deixem entrar também em Parchin", afirmou antes de partir para o Irão, o inspetor chefe de Desarmamento da agência, Herman Nackaerts, em declarações reproduzidas pela Efe, referindo-se à base militar localizada no sudeste de Teerão que a AIEA pretende inspecionar há um ano.

O Irão referiu que se alcançarem um acordo relativamente a um plano de inspeções irá permitir uma visita a Parchin.

O Irão pediu à AIEA que adote uma postura "positiva e sensata" na reunião com as autoridades, a quarta deste ano em Teerão, à qual se somam outras duas celebradas em Viena.

O porta-voz do ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano, Ramin Mehmanparast, mostrou-se "otimista" relativamente ao encontro, esperando que "sejam aclaradas as eventuais preocupações dos representantes da AIEA" e que seja alcançado um acordo "geral" sobre as inspeções a instalações que não são especificamente nucleares, como Parchin.

Em todo o caso, reiterou o chefe da diplomacia iraniana, para ser alcançado um acordo devem ser respeitados os direitos do Irão, reconhecidos no Tratado de Não Proliferação Nuclear, especialmente no que toca ao desenvolvimento de um programa nuclear com fins civis e pacíficos.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG