Prémio Nobel da Paz apoia candidato presidencial

Tawakkul Karman anunciou o seu apoio à candidatura presidencial de Abd Mansour Hadi, que resulta de um acordo entre as fações armadas.

A iemenita Tawakkul Karman, distinguida com o Nobel da Paz 2011, revelou ontem o seu apoio ao vice-presidente Abd Mansur Hadi, que deverá substituir o presidente Ali Abdullah Saleh. Hadi é o único candidato às presidenciais de terça-feira e a sua candidatura resulta do acordo estabelecido em novembro entre as facções políticas que se envolveram num conflito armado que durou dez meses.

"Nós apoiamos a eleição de Hadi por um período transitório de dois anos, durante o qual vamos construir o Iémen", referiu Karman, citada pela agência AFP. A laureada com o Nobel da Paz disse que tem incentivado os seus colegas da juventude revolucionária iemenita a votarem no vice-presidente, para que o país inicie um período transitório.

Para Tawakkul Karman, logo que Hadi se torne presidente, os iemenitas "vão desenvolver leis para que nos tornemos num estado moderno". Uma das primeiras medidas na transição deverá ser a "elaboração de uma nova Constituição que garanta direitos iguais a todos os cidadãos". A vencedora do Nobel da Paz não especificou que papel político terá no futuro do Iémen.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG