Palestina apresenta pedido de adesão à ONU em Setembro

O presidente palestiniano Mahmud Abbas apresentará a 20 de Setembro um pedido de adesão plena do Estado palestiniano às Nações Unidas, declarou hoje à AFP o ministro palestiniano dos Negócios Estrangeiros, Riyad al-Malki.

O pedido será entregue ao secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, no dia de abertura da próxima Assembleia-geral da ONU, em Nova Iorque, precisou al-Malki.

No final de Julho os palestinianos tinham já anunciado a sua intenção de pedir em setembro ao Conselho de Segurança a adesão do Estado da Palestina à ONU e excluíram o retomar das negociações com Israel antes da Assembleia-geral das Nações Unidas.

Os palestinianos procuram uma adesão com plenos direitos na ONU e o reconhecimento da Palestina com as fronteiras que tinha na Cisjordânia, em Gaza e em Jerusalém Oriental em junho de 1967, antes da Guerra dos Seis Dias e da anexação de territórios palestinianos por Israel, com o apoio dos EUA.

No entanto, os EUA têm manifestado oposição a esta intenção e ameaçam bloquear o pedido palestiniano através do seu direito de veto no Conselho de Segurança.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG