Kerry e Lavrov debatem em Genebra controlo do arsenal químico de Damasco
Os chefes da diplomacia dos Estados Unidos, John Kerry, e da Rússia, Serguei Lavrov, vão reunir-se hoje em Genebra para debater a forma de incitar a Síria, aliada de Moscovo, a renunciar ao seu arsenal químico.
Lavrov anunciou na segunda-feira que a Rússia propôs ao regime sírio que colocasse as suas armas químicas sob controlo internacional para serem destruídas, uma proposta destinada a evitar um ataque dos Estados Unidos à Síria. Damasco acolheu favoravelmente a iniciativa russa.
A Rússia já transmitiu aos Estados Unidos os detalhes do seu plano e este 'dossier' será discutido em Genebra pelos chefes da diplomacia dos dois países, indicou uma fonte russa.
Uma fonte russa em Genebra, citada pela agência Itar-Tass, indicou que o encontro pode prolongar-se até sexta-feira ou sábado.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
Numa declaração feita na terça-feira à noite, na Casa Branca, o presidente norte-americano, Barack Obama, pediu ao Congresso para adiar a votação sobre uma intervenção militar na Síria e defendeu que deve ser dada uma oportunidade à diplomacia.
Os Estados Unidos acusam o regime sírio de ter atacado com armas químicas, a 21 de agosto, uma zona controlada pelos rebeldes nos arredores de Damasco, provocando a morte de centenas de civis.