Abbas afirma que paz é possível com Israel

A paz entre israelitas e palestinianos "ainda é possível", disse hoje o Presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmud Abbas, elogiando os esforços dos Estados Unidos para reiniciar as negociações, congeladas há quase três anos.

Num discurso no Fórum Económico Mundial na cidade de Al-Shunah, nas margens do Mar Morto, na Jordânia, Mahmud Abbas apelou a Israel para "pôr fim à ocupação das terras" palestinianas, evacuar os colonatos e libertar os presos palestinianos.

"É isso que vai permitir a paz e garantir a nossa e a vossa segurança", disse Abbas, citado pela agência France Presse.

O líder palestiniano elogiou os esforços para reiniciar o processo de paz feitos pelo chefe da diplomacia norte-americana, John Kerry, que na semana passada fez mais uma visita à região, a quarta desde que tomou posse, em fevereiro.

"Recentemente, vimos ações concretas e tentativas tangíveis para retomar o processo de paz através dos esforços do secretário de Estado Kerry e isso dá-nos esperança", disse.

Na sexta-feira, John Kerry instou israelitas e palestinianos a tomar "decisões difíceis" para reiniciar as negociações de paz.

"É evidente que, a longo prazo, a atual situação não é sustentável", disse Kerry numa conferência de imprensa em Telavive, sublinhando que conversações diretas são a "via única" para a paz.

Na Jordânia, à margem do Fórum Económico Mundial, Mahmud Abbas deverá reunir-se com o rei Abdullah II, com John Kerry e com vários ministros dos Negócios Estrangeiros europeus, segundo fonte oficial palestiniana.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG