AIEA aprova resolução contra Teerão

O conselho de governadores da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) aprovou hoje uma resolução contra o Irão, suspeito de trabalhar para se dotar de armas nucleares, anunciou o embaixador norte-americano junto da agência.

A resolução foi adotada com 32 votos a favor, dois contra (Cuba e Equador), e uma abstenção (Indonésia), declarou Glyn Davies à margem da reunião de países membros do conselho de governadores, em Viena. O texto aprovado manifesta "profunda e crescente preocupação" com as possíveis dimensões militares do programa nuclear do Irão, mas não apresenta qualquer queixa ao Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Os receios do conselho de governadores surgem depois de um relatório do diretor-geral da AIEA, Yukiya Amano, divulgado há uma semana ter apontado "sérias preocupações" quanto ao carácter militar do programa nuclear iraniano, com base em informações "credíveis". A resolução apela ao Irão para cumprir "plenamente e sem demora" as obrigações internacionais estabelecidas pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Segundo fontes diplomáticas, com esta resolução a comunidade internacional quer enviar "uma declaração simbólica" ao Irão indicando que a sua falta de cooperação não é aceitável.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG