Jeb avança e põe EUA a sonhar com um Bush vs. Clinton em 2016

Filho e irmão de presidentes, o ex-governador da Florida anunciou que vai "explorar ativamente" uma candidatura. Do lado democrata deve estar a ex-primeira-dama Hillary

Foi na sua página do Facebook que Jeb Bush anunciou a intenção de "explorar ativamente" uma candidatura à Casa Branca em 2016. Novas tecnologias para uma corrida que já pôs os americanos a sonhar com uma velha disputa. Afinal se o ex-governador da Florida quer ser o terceiro presidente Bush, é muito provável que do lado democrata da barricada enfrente outro apelido sonante da política americana: Hillary Clinton.

Bush vs. Clinton. Pode soar a 1992, quando o jovem governador do Arkansas Bill Clinton desafiou George H. W. Bush e conseguiu roubar ao presidente a hipótese de cumprir um segundo mandato, mas as realidades são bem diferentes. Nem que seja porque, passadas mais de duas décadas e depois de uma alternância de Bushes e Clintons na Casa Branca, duas das famílias mais poderosas da política americana (com a devida licença dos Kennedy) tornaram-se amigas. Depois de deixar a presidência, Bill Clinton é visto com regularidade com Bush pai - com o qual esteve no Sudeste asiático após o tsunami de 2004 e em muitas outras missões humanitárias. E Bush filho gosta de brincar, garantindo que Bill é o seu "irmão de outra mãe", enquanto Barbara Bush afirmava há tempos à NBC News: "Adoro o Bill Clinton."

Leia mais na edição impressa ou no epaper do DN.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG