Putin não tomará nenhuma decisão antes do referendo

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, afirmou hoje que o Presidente russo, Vladimir Putin, não tomará nenhuma decisão sobre a Ucrânia antes da realização do referendo na região autónoma ucraniana da Crimeia.

O chefe da diplomacia norte-americana falava depois de um encontro de cerca de seis horas com o seu homólogo russo Sergei Lavrov, que hoje decorreu em Londres.

O representante russo "deixou claro que o Presidente Putin não está preparado para tomar qualquer decisão sobre a Ucrânia antes do referendo de domingo", declarou Kerry, reiterando que Washington considera este referendo como "ilegítimo" e que a comunidade internacional não irá reconhecer o resultado da consulta pública.

Em declarações aos jornalistas, o chefe da diplomacia norte-americana advertiu que a Rússia irá enfrentar sanções, caso o referendo da Crimeia seja realizado.

"Se o referendo acontecer, vão existir algumas sanções, haverá alguma resposta", referiu John Kerry.

Ao mesmo tempo em que eram divulgadas as declarações de Kerry, uma fonte do Departamento de Estado norte-americano acrescentou que Washington e Moscovo não conseguiram "encontrar um terreno de entendimento" sobre a Ucrânia.

"Hoje, não encontrámos um terreno de entendimento", disse a fonte, citada pela agência noticiosa francesa AFP.

"Desenvolvemos muitas ideias e estávamos prontos para as propor [à Rússia] em nome da Ucrânia, mas rapidamente foi percetível" que Sergei Lavrov "não estava autorizado a discutir propostas que tivessem consequências sobre a Crimeia antes do referendo", acrescentou a mesma fonte.

As autoridades locais da Crimeia, no sul da Ucrânia, não reconhecem o novo Governo de Kiev e agendaram para domingo um referendo sobre a anexação da península à Rússia.

Forças pró-russas começaram a assumir posições estratégicas na Crimeia, território predominantemente habitado por russos, após a destituição do Presidente Viktor Ianukovich no passado dia 22 de fevereiro.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG