Poroshenko dado como vencedor das eleições na Ucrânia

O magnata do chocolate Petro Poroshenko é dado como vencedor das eleições presidenciais na Ucrânia. As projeções à boca das urnas dão-lhe 56% dos votos. Os eleitores votaram em massa hoje, com exceção das regiões controladas por separatistas pró-russos.

Homem de negócios e duas vezes ministro em anteriores governos, Poroshenko tem 48 anos e conseguirá mais votos do que a ex-primeira-ministra Iulia Timochenko, que se ficará pelos 13% de acordo com as sondagens à boca das urnas.

As projeções sobre a vitória de Poroshenko variam entre os 57% da Reuters, os 56% da AFP e os 55% da BBC. Num ponto todos coincidem. Será ele o próximo presidente da Ucrânia.

Esta eleição decorrer após seis meses de tensão e conflito politicos entre pró-europeus, a favor da integração na União Europeia, e separatistas pró-russos. Em março, os cidadãos da Crimeia votaram a favor da integração na Rússia.

"A primeira coisa a fazer é levar a paz a todos os cidadãos da Ucrânia", diz Poroshenklo, antes de votar em Kiev, citado pela AFP. "As pessoas armadas decerão abandonar as ruas, as cidades e a aldeias", acrescentou.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG