Polícia detém 3 pessoas em manifestação

A Polícia Nacional espanhol deteve hoje três dos manifestantes que se concentraram desde a noite de terça-feira numa praça central de Granada, num protesto associado ao movimento "Democracia Real Já".

As detenções decorreram quando a polícia dispersava os manifestantes que, à semelhança do que aconteceu em várias cidades espanholas, se concentraram em defesa de uma mudança no modelo político.

Criado nas redes sociais, o movimento "Democracia Real Já" conseguiu nos últimos dias assumir grande protagonismo, promovendo no domingo e segunda-feira manifestações com dezenas de milhares de pessoas nas principais cidades, incluindo Madrid.

Em Madrid, onde o primeiro protesto foi dispersado pela polícia na madrugada de terça-feira, os manifestantes voltaram a concentrar-se na noite de terça-feira na Puerta del Sol, onde algumas centenas pernoitaram.

Hoje de manhã várias centenas continuam concentradas no centro de Madrid, tendo instalado um acampamento provisório e criado uma mini-organização para a logística do protesto, incluindo distribuição de água e comida e para contactos com as redes sociais e a imprensa.

Com megafones tentam organizar o dia, procurando instalar um sistema de turnos para que os que tenham que ir trabalhar ou estudar possam ser substituídos por outros.

Os manifestantes, que prometem manter-se acampados no que é uma das praças mais emblemáticas de Espanha, defendem, entre outras mudanças, listas partidárias abertas nas candidaturas eleitorais, maior relação entre votos e mandatos e o fim do bipartidarismo.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG