Peter Cosgrove receberá corpos de australianos do MH17

O Governador geral da Austrália, Peter Cosgrove, viajou para a Holanda onde vai esperar o avião que transporta as vítimas do MH17, a aeronave da Malyasia Airlines abatida no leste da Ucrânia e onde seguiam 37 naturais ou residentes na Austrália.

"É importante para as famílias e para o nosso país que a nossa gente seja recebida por um dos nossos", disse em comunicado o primeiro-ministro Tony Abbott referindo-se ao representante da rainha Isabel II na Austrália.

Os corpos das vítimas do avião malaio, abatido por um míssil na zona leste da Ucrânia controlada pelos rebeldes pró-russos serão transferidos para identificação e repatriação através da Holanda, num processo complexo com vários exames a efetuar.

"Pela sua natureza, este processo pode demorar várias semanas antes de podermos honrar os nossos mortos e devolver os seus corpos aos familiares. Mas vamos trazê-los para casa", afirmou o chefe do Governo.

A retirada dos corpos na região do acidente está a ser efetuada por um avião australiano e outro holandês.

O Governo australiano fez deslocar uma centena de funcionários para a Holanda e Ucrânia, numa operação que visa apoiar as famílias do acidente com mais vítimas desde os atentados de Bali em 2002.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG