Parceria UE-África é uma ponte, diz Barroso
O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, sublinhou hoje, em Bruxelas, que a parceria entre a União Europeia (UE) e África tem entre as suas fundações a paz e a prosperidade como interesses comuns.
"A nossa parceria é também fundada sobre interesses mútuos: a vossa paz é a nossa paz, a vossa prosperidade é a nossa prosperidade, o bem-estar dos vossos povos é também o bem-estar dos nossos povos", disse José Manuel Durão Barroso, intervindo no início dos trabalhos da cimeira UE/África.
Relacionados
O líder do executivo comunitário sublinhou que a estratégia comum UE/África - lançada em Lisboa em 2007 - vai permitir a ambos os blocos irem "cada vez mais longe, como parceiros iguais, que se respeitam, nos anos que aí vêm".
Durão Barroso adiantou ainda que a parceria entre a UE e África é baseada numa história comum e na proximidade geográfica, adiantando que "a parceria com África, tal como todas as outras, é construída como uma ponte - e não como uma barreira - para uma maior cooperação global".
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
"Para nós, a era das esferas de influência terminou e, para nós, deve ser substituída por outra de círculos de confiança", sublinhou.
A cimeira UE/África reúne, em Bruxelas, 54 países africanos e 28 europeus.
IG/ACC/VM/ATF // VM