Pai de Breivik planeia publicar livro sobre o filho
Jens Breivik, pai do assassino confesso Anders Breivik, planeia publicar um livro sobre o filho um ano depois dos ataques duplos na ilha de Utoya e em Oslo, dos quais resultaram 77 mortos, foi hoje anunciado.
A rádio norueguesa p4 referiu, citando o próprio, que Jens Breivik, de 76 anos, já escreveu um manuscrito sobre o filho, mas que este foi devolvido pelas maiores editoras norueguesas.
No entanto, as maiores editoras norueguesas indicaram que não tinham recebido qualquer proposta de Jen Breivik, sublinhou a radio p4.
Breivik, de 33 anos, confessou ter assassinado 69 pessoas num campo de juventude de verão na ilha de Utoya e outras oito pessoas num ataque à bomba em Oslo a 22 de julho do ano passado, mas pediu para ser ilibado das acusações de terrorismo, alegando que estava a defender a Noruega do multiculturalismo e da imigração.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
Dois dias depois do ataque, o pai, um antigo diplomata que referiu ter perdido o contacto com o filho há 18 anos, afirmou que quando reconheceu o filho nas fotografias divulgadas pelos media mundiais, desejou que Anders Breivik também se tivesse suicidado.
Breivik, que deverá conhecer a sentença do julgamento a 24 de agosto, poderá passar o resto da vida num hospital psiquiátrico se for considerado mentalmente doente.
Se for considerado são, Breivik cumprirá uma pena de prisão que no máximo poderá atingir 21 anos.