O primeiro condutor europeu sem braços já tem carro

David Rivas cresceu entre os motores. O pai era camionista e o seu sonho sempre foi conduzir o seu próprio carro. No entanto, impunha-se um obstáculo: David não tem braços. Esta é uma história que prova que nada é impossível.

O sonho tornou-se realidade, conta hoje o diário espanhol El Mundo. David ouviu falar de uma tecnologia alemã que lhe permitiria adaptar os controlos de um carro para os pés, através de um joystick. Assim, depois de meses de preparação e burocracias, David realizou o seu sonho e tornou-se no primeiro europeu sem braços autorizado a conduzir o seu próprio veículo.

A Ford e a DKV ofereceram um modelo C-MAX a David Rivas. Durante o ato da entrega, o espanhol assegurou que "cumpriu um sonho" e que não lhe interessa ter sido o primeiro, mas que outros na mesma situação saibam que também lhes é possível realizar os seu sonhos.

Para conseguir uma licença de condução, David teve de se deslocar ao País Basco, onde se encontra a única escola de condução que leciona aulas com veículos adaptados para pessoas com vários tipos de incapacidade. O sistema que permite conduzir usando unicamente os pés consiste em quatro dispositivos que controlam a direção através de um joystick: a aceleração e a travagem mediante um dispositivo, as luzes com outro e ainda o limpa para-brisas com um terceiro mecanismo. O último mecanismo, que se controla com os dedos do pé direito, permita ativar as distintas posições das mudanças de velocidade automáticas.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG