Nicola Sturgeon eleita líder do Partido Nacionalista Escocês

Nicola Sturgeon foi hoje eleita líder do Partido Nacionalista Escocês (SNP na sigla em inglês), na sequência da demissão de Alex Salmond após a derrota dos independentistas no referendo realizado em setembro na Escócia.

Alex Salmond anunciou o afastamento logo após a divulgação do resultado do referendo em que 55 por cento dos eleitores votaram contra a independência do Reino Unido, defendida pelo partido soberanista.

Nicola Sturgeon, 44 anos, apresentou a única candidatura à liderança ao congresso anual que se realiza hoje em Perth, Escócia, tornando-se na primeira mulher a ocupar o cargo de chefe do executivo escocês.

Sturgeon disse que o desempenho do cargo é um "privilégio".

Salmond liderou o SNP durante quase 20 anos, tendo ocupado o cargo de chefe do executivo (first minister) da Escócia durante os últimos sete anos, transformando o partido nacionalista - que começou por ser uma organização política sem expressão - numa força de primeiro plano.

Apesar de a Escócia continuar a fazer parte do Reino Unido, os resultados do referendo (45 por cento dos eleitores votaram a favor da independência) obrigaram o Governo britânico a prometer novos poderes ao executivo de Edimburgo.

As propostas devem ser conhecidas no final do mês e devem entrar em vigor no início de 2015.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG