Madrid aconselha adiamento de deslocações ao México

A ministra da Saúde espanhola, Trinidad Jiménez, aconselhou hoje o adiamento das viagens ao México caso não haja "uma causa profissional ou razão maior" para realizar a deslocação.

Até ao momento, detectaram-se nove casos suspeitos de gripe suína em Espanha, todos relativos a pessoas que regressaram nos últimos dias do México.

Em declarações a várias emissoras da rádio, a ministra afirmou que "numa situação de epidemia com estas características, a prevenção e a detecção precoce de qualquer sintoma é a melhor garantia de não propagação do vírus".

Trinidad Jiménez preside hoje ao Comité Executivo Nacional para a Prevenção, Controlo e Acompanhamento da Evolução Epidemiológica do Vírus da Gripe e vai reunir-se com representantes das regiões espanholas para coordenar todas as actuações.

"Todos os casos estão em observação, estão a ser tratados e isolados, mas até ao momento, não houve confirmação de que tenham sido infectados por este tipo de vírus", assegurou Jimánez.

Assim, adiantou, a situação "não é de emergência, porque a temos controlada".

As autoridades sanitárias espanholas activaram todos os protocolos para a prevenção da possível expansão deste vírus e também foram adoptadas medidas nos aeroportos, como a de facilitar informação aos viajantes e aconselhar aos trabalhadores para apertarem as medidas de higiene, através da utilização de luvas e máscaras.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG