Juiz demite-se após ser filmado a dormir em audiência

Um juiz da região de Amur, no extremo oriental russo, apresentou a sua demissão após a publicação na Internet de um vídeo onde é possivel vê-lo a dormir durante um julgamento.

O vídeo, disponível no YouTube, conta já com mais de 174 mil visualizações e o juiz já é conhecido como o Têmis adormecido. Têmis era a deusa grega guardiã dos juramentos dos homens e da lei, sendo que era costume invocá-la nos julgamentos perante os magistrados.

Evgueni Makno, vice-presidente do tribunal de Blagovechtchensk, foi filmado enquanto dormia numa audiência em agosto de 2012. O vídeo foi agora disponibilizado pelo blogger Vladislav Nikitenko.

O julgamento no qual o juiz dormia resultou na condenação do arguido a cinco anos de prisão por fraude. Agora, o advogado do acusado quer recorrer da decisão.

"Makho já apresentou a sua demissão", indicou o tribunal em comunicado, esclarecendo que esta foi uma reação ao vídeo. O tribunal anunciou também a abertura de um inquérito interno para verificar os factos e um júri independente da região de Amur deverá decidir quais as ações disciplinares que serão impostas ao juiz.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG