Isabel II lidera maior regata real em 350 anos

Um dos eventos mais importantes das comemorações do Jubileu de Diamante da Rainha Isabel II ocorre hoje em Londres. Uma parada náutica com mil embarcações vai percorrer onze quilómetros do Tamisa durante quatro horas.

Apesar do tempo cinzento e chuvoso, as margens do rio Tamisa no centro de Londres estão hoje mais coloridas do que nunca. Uma multidão munida de guarda-chuvas, fatos impermeáveis e bandeiras do Reino Unido está concentrada para ver a regata do Jubileu da Rainha.

A barcaça real 'Gloriana', que recebeu a rainha e outros elementos da família real por volta das 14.20, lidera uma flotilha composta por mais de mil embarcações de todos os tamanhos e feitios. Contudo, o ambiente de festa vive-se um pouco por todo o país, com a realização de piqueniques e festas de rua.

"Nós, no Reino Unido, somos campeões no que se trata de impedir o tempo de estragar a festa", garantiu o grande mestre das cerimónias náuticas, Adrian Evans .

Esta parada náutica é a mais imponente dos últimos três séculos e foi organizada em homenagem aos 60 anos de reinado de Isabel II. Mais de 20 mil pessoas estão na água para celebrar este que é um dos mais importantes eventos de celebração do Jubileu de Diamante e milhões assistem nas margens.

O cortejo flutuante deve demorar perto de quatro horas para percorrer onze quilómetros e custou 13 milhões de euros, conseguidos através de patrocinadores privados. A embarcação mais antiga a participar nesta parada data de 1740 e a última vez que uma regata desta envergadura teve lugar foi em 1662, organizada por Carlos II.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG