Interrompidas negociações entre Ucrânia e Rússia
A Ucrânia e a Rússia falharam hoje um acordo nas negociações para evitar uma interrupção do fornecimento de gás russo, mas as duas partes vão voltar a reunir-se este domingo, disse o ministro ucraniano da Energia.
"Não foi encontrada qualquer solução e as negociações vão continuar no domingo de manhã", afirmou Iuri Prodan aos jornalistas, no final de uma reunião de cerca de duas horas, mediada pela União Europeia, na capital da Ucrânia.
Relacionados
A decisão de retomar as conversas no domingo foi tomada após sugestão do comissário europeu da Energia, Günter Oettinger, que também participou no encontro, segundo o ministro Prodan.
Oettinger disse aos jornalistas que a reunião começará às 09:30 (06:30 GMT).
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
Se as conversações falharam, a Ucrânia arrisca-se a deixar de receber os fundamentais fornecimentos de gás russo, já na segunda-feira, devido a uma amarga disputa por causa dos preços.
A Ucrânia recebe metade dos seus abastecimentos de gás da Rússia e transporta 15 por cento do gás consumido na Europa. Moscovo praticamente duplicou o preço que cobrava a Kiev na sequência da deposição do anterior Presidente ucraniano, Viktor Ianukovich, apoiado pelo Kremlin.
A Ucrânia afirmou este sábado, antes da ronda urgente de negociações, que estava preparada para pagar 1,95 mil milhões de dólares (1,45 mil milhões de euros) na segunda-feira de manhã se a Rússia concordasse em cortar o preço de 485,50 dólares para 326 dólares por mil metros cúbicos de gás. Moscovo reclama, no entanto, um preço de 385 dólares.
JH.// ATR
Lusa/fim
Este texto da agência Lusa foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.