Filho de Cravinho apontado para a delegação em Nova Deli

A chefe da diplomacia comunitária, Catherine Ashton, indicou hoje o ex-secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação socialista, João Gomes Cravinho (filho do ex-ministro), para a delegação da UE em Nova Deli.

Em comunicado hoje divulgado em Bruxelas, a alta representante da União Europeia (UE) para os Negócios Estrangeiros e para a Política de Segurança anunciou a intenção de nomear 25 novos chefes de delegação da UE em todo o mundo.

Estas nomeações fazem parte da rotação de 2011 dos chefes de delegação e incluem 16 candidatos dos serviços diplomáticos dos países membros, sete do Serviço Europeu para a Acção Externa e dois da Comissão Europeia, precisa a mesma nota. Entre os nomes propostos por Ashton figura João Gomes Cravinho, o único português na lista. O actual director do BERD deverá, segundo a nomeação da chefe da diplomacia comunitária, chefiar a delegação em Nova Deli, capital da Índia.

No comunicado, Ashton afirma-se "impressionada com a qualidade dos candidatos" e salienta que a oportunidade de representar a União Europeia no mundo "continua a atrair os melhores e mais brilhantes diplomatas", o que "são boas notícias para um serviço cujo sucesso depende da qualidade dos seus colaboradores".

De acordo com Ashton, "continuam em curso" os processos de seleção para os cargos de chefe de delegação no Egipto, na antiga república jugoslava da Macedónia, na Eritreia e para a delegação em Jerusalém, bem como para o posto de encarregado de negócios na Nova Zelândia, nas Ilhas Salomão, no Laos e em Trinidad e Tobago.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG