Extrema-direita avança nas municipais holandesas

O líder do Partido para a Liberdade, Geert Wilders, está confiante numa vitória nas legislativas de Junho.

O partido de extrema-direita do deputado holandês Geert Wilders ganhou as eleições municipais de quarta feira em Almere, cidade nos arredores de Amesterdão com 187 mil habitantes, e foi a segunda força política mais votada em Haia.

O Partido para a Liberdade (PVV) participou pela primeira vez em eleições locais, encaradas como um teste para as legislativas antecipadas de Junho.

O partido, criado em 2006, conseguiu a vitória em Almere com 21,6 por cento dos votos, segundo dados oficiais.

"Se é possível em Haia e em Almere é possível em todo o país. É um trampolim para a nossa vitória", disse Wilders, autor de um filme crítico das práticas do islão divulgado através da Internet em 2008.

Na cidade de Almere, o partido de Wilders conquistou nove assentos municipais de um total de 39. Ainda nesta cidade, o partido, que luta "contra a islamização da Holanda", conseguiu ultrapassar o partido trabalhista (PvdA), que tinha vencido este conselho municipal em 2006. Estes alcançaram quarta feira 17,6 por cento dos votos.

Em Haia, sede do Governo holandês, o partido de Wilders foi a segunda força política mais votada atrás do PvdA, que continua a ser o principal partido neste conselho municipal.O PVV conseguiu oito assentos municipais contra os 10 conquistados pelos trabalhistas.

A taxa de participação nas eleições foi de 56% num universo de 12 milhões de eleitores inscritos.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG