Estalinegrado recupera o seu nome... por um dia

A cidade de Volgogrado vai voltar a chamar-se Estalinegrado durante o tempo das celebrações da vitória na batalha com o mesmo nome na II Guerra Mundial, decidiu a assembleia local da cidade no Sul da Rússia.

A decisão de usar a designação "cidade heroica de Estalinegrado" foi adotada, anunciou a Duma (Parlamento) local em comunicado.

"A partir de 2 de fevereiro, pelos 70 anos da batalha de Estalinegrado, a cidade para reassumir o seu antigo nome em todas as manifestações oficiais. Por um só dia", declarou um representante da assembleia municipal citado pela agência Interfax.

Segundo as autoridades municipais, esta decisão foi tomada "a pedido de vários ex-combatentes".

Volgogrado celebra no sábado, na presença do Presidente Vladimir Putin, os 70 anos da vitória, a 2 de fevereiro de 1943, do Exército Vermelho sobre os nazis nesta batalha.

Chamada Tsaritsin durante a época imperial, a cidade foi rebatizada com o nome do líder soviético Joseph Estaline em 1925, antes de se tornar Volgogrado (em homenagem ao rio Volga, que a atravessa), em 1961, durante a desestalinização lançada por Nikita Kruchtchev.

A cidade poderá voltar a chamar-se Estalinegrado váriaz vezes por ano, como a 9 de maio, data da celebração do fim da II Guerra Mundial, decidiu ainda a assembleia municipal.

Apesar da denúncia oficial dos seus crimes, Estaline continua a ser alvo de uma atitude ambígua na Rússia e é mesmo apresentado nos manuais escolares menos como um ditador que como um artesão da potência soviética e da vitória sobre os nazis.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG