"Cedemos gratuitamente apartamento a família necessitada"

Um casal de Bilbao oferece gratuitamente a sua casa de férias para que uma família necessitada possa recompor a sua vida durante os tempos de crise.

Isabel é funcionária do Estado. O marido, José, trabalha numa empresa. Vivem em Bilbao e têm uma segunda residência em Gijón, que usam para férias. Com dois quartos e completamente mobilada, a casa situa-se no centro da cidade e esteve sempre alugada, até à saída do último inquilino. Então, o marido propôs a Isabel o empréstimo do piso, de forma gratuita, a uma família necessitada.

No sábado, o casal publicou um anúncio num jornal das Astúrias oferecendo a casa durante um ano: "A habitação ceder-se-à a quem mais necessitar entre os que estiverem interessados nesta honesta oferta de ajuda", dizia o anúncio. O casal esclarece que não pertence a qualquer movimento político, religioso ou sindical. O anúncio privilegia ainda pessoas que tenham sido despejadas das suas próprias casas.

No mesmo dia o casal começou a receber chamadas telefónicas, que culminaram em mais de 800 solicitações de cidadãos de toda a Espanha. José e Isabel começaram assim a anotar a situação de cada interessado e irão entrevistar este fim-de-semana os sete primeiros candidatos à casa.

"Telefonaram-me mulheres vítimas de violência, famílias que vivem com outras pessoas porque não podem pagar casa, gente que está prestes a ser despejada", conta Isabel ao jornal espanhol El Mundo. "A realidade supera a ficção. A minha imaginação jamais poderia conceber histórias como as que me estão a ser dadas a conhecer", continua, salvaguardando que os inquilinos "serão como todos os outros, só não lhes cobraremos pelo piso".

Apesar de todas as histórias trágicas que chegaram até ao casal, este recebeu também chamadas de pessoas com uma situação económica similar à sua que estão dispostas a ceder a sua segunda casa a famílias com problemas. Um promotor de Bilbao chegou mesmo a oferecer 10 casas grátis por um ano àqueles que mais necessitarem.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG