Caos nos transportes devido à queda de neve na Europa

O aeroporto de Frankfurt, o terceiro maior na Europa, esteve totalmente fechado durante duas horas, tendo entretanto sido limpa uma das pistas. A circulação dos comboios Eurostar, que faz a ligação entre Londres e Paris, foi suspensa.

Segundo o porta-voz do aeroporto de Frankfurt, entre as 11.20 [10.20 em Lisboa] e as 13.30 [12.30 em Lisboa] não se registaram aterragens nem descolagens. Uma pista foi entretanto reaberta, permitindo apenas as descolagens. "As aterragem ainda não são possíveis", afirmou à AFP. Para já foram anulados 355 voos.

Da mesma forma, a circulação de comboios entre França e o Reino Unido foi suspensa. "Devido às condições meteorológicas muito difíceis no norte da França e na Bélgica (vento, neve e formação de gelo nas vias) e com uma parte da linha de alta velocidade francesa fechada, a circulação de comboios Eurostar está suspensa até nova ordem", revelou a empresa em comunicado.

França, Reino Unido, Bélgica, Holanda e Alemanha estão a ser afetados por uma queda de neve pouco frequente para a época.

Na região parisiense, a neve deverá atingir entre os 8 e os 12 centímetros. Nos aeroportos de Orly e Roissy, o tráfego aéreo sofreu uma redução de 20 a 25%. O aeroporto Beauvais, que acolhe as companhias low-cost, está fechado, tal como o de Lille.

No sul de Inglaterra, as ligações rodoviárias, ferroviárias e aéreas estão fortemente perturbadas pela queda de neve e o perigo de formação de gelo. Na autoestrada A23, em Kent, vários condutores foram obrigados a abandonar os seus veículos, depois de terem ficado presos na neve.

Em Berlim, uma pessoa morreu e várias ficaram feridas nos acidentes rodoviários provocados pelo gelo nas estradas. As autoridades alemãs esperam a queda de mais neve nas próximas horas.

Na Bélgica, há relato de 1600 quilómetros de filas e trânsito perturbado, contra os 200 quilómetros num dia normal.

Na Holanda, caíram 10 centímetros de neve durante a noite, que causaram também problemas de tráfego.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG