Bruxelas aprova adesão da Croácia em Julho de 2013

A Comissão Europeia recomendou hoje a adesão da Croácia à União Europeia em 01 de Julho de 2013, anunciou o presidente, Durão Barroso, que considerou tratar-se de um dia "histórico" para as duas partes.

"A Croácia está agora pronta para seguir em frente" na adesão à UE, declarou o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso.

Bruxelas propôs aos Estados-membros da UE o fecho dos últimos quatro capítulos das negociações de adesão da Croácia, que está agora muito perto de se tornar o 28º. país a aderir ao bloco europeu.

As negociações de adesão progrediam até agora muito lentamente por causa das dificuldades no capítulo da Justiça, com a UE a exigir progressos em matéria de luta contra a corrupção, perseguição de criminosos de guerra e cooperação com o Tribunal Penal para a ex-Jugoslávia, em Haia.

Os ministros dos Negócios Estrangeiros dos 27 deverão tomar uma decisão sobre a adesão da Croácia quando se reunirem no Luxemburgo a 21 de Junho, alguns dias antes de uma cimeira dos chefes de Estado e de Governo da UE.

Se a adesão se confirmar, a Croácia será o segundo país formado a partir do território da ex-Jugoslávia a pertencer à UE, depois da Eslovénia em 2004.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG